segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O que nos leva a agir?...


Perguntarem me isto, é o mesmo que me perguntarem o que me leva a viver, o que me leva a levantar todos os dias, da cama, da cadeira, do sofá. Acho que a melhor palavra que encaixa nesta pergunta seria nada mais nada menos que esperança. A esperança de um dia alegre, a esperança de nesse dia encontrar a minha alma gémea, de passar por ela, de passar bons tempos com os amigos, fazer novos, a esperança de que tudo o que eu vá fazer vá valer a pena, me vá fazer feliz, participar em bons momentos, ajudar alguém, ajudar me a mim, ajudar toda a gente, contribuir para um bem maior, que em suma, melhore este mundo, o meu mundo. Acho que a palavra agir, por natureza, faz parte de nós. O ser humano nasce com uma eterna vontade de agir, de se sentir mal com o que tem, e ter a constante vontade de mudar para melhor, de agir. Todos nós somos movidos, por este sentimento, a acção torna nos vivos neste mundo, torna-nos parte dele. Penso que o que nos leva a agir, vem maioritariamente do facto, de nos sentirmos inconfortáveis com o que sabemos, com o que temos. Queremos saber mais, sentir mais, e para isso precisamos de agir, de experimentar, de viver, de sair da “cama”. Ora, a constante insatisfação gerada pelo desconhecimento, e ignorância, que sentimos, e a procura de amor que, é uma condição necessária á nossa estabilidade emocional e também racional, ambos estes factores fazem com que actuemos, e tenhamos essa vontade natural. Com tudo isto, acabo por dizer que, precisamos de agir, para nos sentirmos bem, activos, e pelo menos sentirmos, que se as coisas correrem mal, pelo menos tentámos, perdendo assim a dúvida de como terá sido, sabendo efectivamente como foi, pois agir, dá nos experiencia para o agir seguinte.
Ass: Miguel Cova

1 comentários:

Anônimo disse...

Isto é que é rapidez...
Gostei mesmo deste texto (que muito gentilmente fizeste para os alunos de psicologia)lol
Conseguiste ir bem fundo em relação ao que nos motiva...e gostei...da esperança.
Espero que nunca te falte.

Beijinho***