segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A propósito de um acordar


“-Anda brincar comigo - pediu o princepezinho. Estou tão triste…
- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - Ainda ninguém me cativou…
Andas á procura de galinhas? (diz a raposa)
- Não… Ando á procura de amigos. O que é que “cativar” quer dizer?
- Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém.
- Laços?
- Sim, laços - disse a raposa. - …Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo e eu serei para ti, única no mundo…(raposa) Tenho uma vida terrivelmente monótona…Mas se tu me cativares, a minha vida fica cheia se Sol. Estás a ver, ali adiante, aqueles campos de trigo? … não me fazem lembrar de nada. É uma triste coisa! Mas os teus cabelos são da cor do ouro. Então quando eu estiver cativada por ti, vai ser maravilhoso! Como o trigo é dourado, há-de fazer-me lembrar de ti…- Só conhecemos as coisas que cativamos - disse a raposa. - Os homens, agora já não tem tempo para conhecer nada. Compram as coisas feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não tem amigos. Se queres um amigo, cativa-me!”


Principezinho de Antoine de Saint-Exupery


É das partes do Principezinho que mais gosto. É uma história profundamente simples, mas que nos diz sempre coisas novas. Alguma que são tão essenciais, mas que nos vamos esquecendo e outras que ainda precisamos de crescer muito para as poder compreender. Dizem que é um livro para crianças, discordo! As crianças, na maioria, ainda não esqueceram do essencial. Este livro é sem dúvida para adultos, para não se esquecerem.Esta foi a frase que me marcou nesta leitura "Mas se tu me cativares, a minha vida fica cheia se Sol."Às vezes sonhamos com um mundo outro, outras com utopias, mas a verdade é que o nosso caminho está bem à nossa mão...já viram, bastava o Principezinho cativar a Raposa para a vida dela ficar cheia de sol. Passamos pela vida de tantas pessoas e esquecemo-nos deste poder transformador que temos, desta capacidade de sermos luz do mundo. ainda que seja uma passagem rápida pela vida de alguém, estarmos de coração aberto para o outro dando-lhe o que somos não se esquece...as pequenas coisas fazem muita diferença. Cada vez mais aprendo isso com os meus amigos que me conseguem cativar e encher a vida de sol em simples coisas...num olhar que toca a alma e sorrisos e abraços que nos enchem o coração para continuar a lutar e a ter esperança. Que posso fazer por ti?Agradecida Sylvie por nos ires relembrando disso.
Ass: Di

1 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de ler este texto todos os dias não deixa de tocar na alma cada vez que o leio.
Deixo-te um sorriso nesta singela passagem.
:)