segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ser-me humilde



A humildade é das coisas que mais me custa perceber no meu dia-a-dia. Percebo-a de forma teórica, mas, no eu dia-a-dia às vezes tenho dificuldade em fazer, em ser humildade.

A verdade é que ser humilde pressupõe um conhecimento profundo de si mesmo e uma confiança enorme no que se é. Jesus optou por servir porque sabia quem era, tinha autoconfiança suficiente para assumir o papel de servidor. "Ele sabia que não era a importância do seu estatuto que torna um homem grandioso, mas que um homem grandioso será sempre importante para os outros. Humildade é fazer uma afirmação por amor. Se as pessoas nos atacarem por ódio, amemo-las até à morte." E é isto que a humildade tem de tão revolucionário e nada de passivo.

Quando penso na minha vida apercebo-me da necessidade de saber qual é o meu papel, o meu talento, a minha vocação e confiar nele assim, cheio de humildade.

Ass:Di

2 comentários:

Anônimo disse...

"Se as pessoas nos atacarem por ódio, amemo-las até à morte". Aqui vejo o grande desafio de se ser humilde e a importância de sabermos quem somos para podermos ver a humildade como uma prática e não apenas um conceito.
Também eu gostava de poder ter essa humildade, a humildade de Jesus

Anônimo disse...

Sim, concordo ctg mano. Por isso é que acho que temáticas como os talentos sejam tão importantes de se discutir. Conhecermo-nos bem é a base para o nosso voo, para sermos verdadeiramente nós...e não passarmos uma vida a correr sem nunca na verdade a ter vivido.